Concerto nos Açores
O Ensemble Eborensis irá este mês deslocar-se aos Açores, mais concretamente à ilha de S. Jorge, onde actuará no encerramento do Encontro “Arte & Património”.
Este evento compreende uma série de comunicações em torno, como o título sugere, da arte e do património, focando problemáticas e metodologias no âmbito da organização, catalogação e conservação e restauro desde a arquitectura, arte sacra e música. O Encontro, organizado pelo Atelier de Conservação e Restauro de Obras de Arte S. Jorge, realiza-se na capela do Solar dos Noronhas na freguesia de Ribeira Seca.
O Ensemble irá apresentar-se na formação para três vozes com um programa intitulado “Polifonia e Cantochão em Évora no final do século XVI”. Este programa inclui obras de Manuel Cardoso, Duarte Lobo e Filipe de Magalhães, compositores que estudaram no Colégio dos Moços do Coro, e também dos compositores espanhóis Cristóbal de Morales e Juan Esquivel. A polifonia será intercalada com várias antífonas marianas, provenientes dos livros de coro que pertenceram ao mosteiro cisterciense feminino de S. Bento de Cástris (Évora).